Você alguma vez na vida, já sentiu seu coração acelerar rapidamente sem que estivesse fazendo exercícios físicos? Sentiu fadiga, queda de pressão e falta de ar?

Isso pode significar que você sofre de arritmia cardíaca, uma doença caracterizada pela alteração que ocorre na condução do estímulo elétrico do coração, e provoca modificações no ritmo cardíaco.

No blog de hoje te ensino a entender um pouco sobre essa doença, como ela se desenvolve e o que podemos fazer para evitá-la.

NO RITMO DO CORAÇÃO

O nosso coração é um órgão cuja função é impulsionar o sangue para todas as partes do nosso corpo, e para que isso ocorra existe um “ritmo ideal” estabelecido pelo nosso organismo chamado de “compassado”. Esse compasso é equivalente a uma média de 60 a 100 vezes por minuto, e quando nossa “bomba natural” se encontra desregulada em relação a esse ritmo considera-se então que o paciente sofra de arritmia.

Alguns pacientes sempre me perguntam: Dra, eu não sinto meu coração acelerar e sim diminuir muito o ritmo.

É comum também esse tipo de queixa, isso porque a arritmia é uma doença de duas vertentes:

1° Ritmo acelerado do coração: Taquicardia

2° Ritmo lento do coração: Bradicardia

Independente do fator, com certeza o maior problema dessa doença se dá quando os pacientes não procuram ajuda médica, e com o passar do tempo a doença afeta tanto nosso aparelho cardiovascular que pode gerar graves danos como parada cardíaca e morte súbita.

PREVENÇÃO

Existem métodos saudáveis que se levados a sério nos possibilita reduzir e até mesmo prevenir problemas como esse veja só:

1 Não fume: a nicotina aumenta a adrenalina e acelera o coração.

2 Durma bem: boas horas de descanso irão garantir a você mais qualidade de vida.

3 Reduza a cafeína: ela está presente em energéticos, chocolates, refrigerantes… e é responsável por estimular o nosso sistema nervoso.

4 Não se estresse: discussões e brigas também aceleram o ritmo cardíaco, e caso a pessoa já sofra de problemas cardíacos pode haver até um infarto ou derrame.

Se após ler esse blog você sente que precisa avaliar seu aparelho cardiovascular com um profissional, me procure, conte comigo para examinar seu quadro e te ajudar com seu tratamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@2021 Desenvolvido por   | Copyright © Todos os direitos reservados.