Exames

Ecocardiograma Transtorácico

O que é e para que serve o Ecocardiograma Transtorácico?

Um ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos.

Os ultrassons emitidos pelo equipamento utilizado (ecógrafo) são refletidos de forma diferente pelas várias estruturas cardíacas, permitindo criar imagens que são visualizadas num monitor.

O ecocardiograma utiliza-se para estudar alterações cardíacas morfológicas e funcionais.

Existem vários tipos de ecocardiograma, sendo o mais comum o ecocardiograma transtorácico (ETT) em repouso.

Este é um exame indolor e não invasivo. Permite obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras (aurículas e ventrículos), válvulas e paredes cardíacas, em condições que não impõem qualquer esforço ao coração.

Como é realizado?

O ecocardiograma transtorácico é realizado com o doente deitado sobre o lado esquerdo, despido da cintura para cima.

É aplicado um gel transparente no peito, no local onde depois é colocado o transdutor do ecógrafo. Este transdutor emite ultrassons e capta os refletidos pelas várias estruturas que o feixe atravessa, traduzindo-os em imagens que ficam patentes no monitor do ecógrafo.

Simultaneamente ao ecocardiograma, pode também ser realizado um eletrocardiograma. Este exame regista a atividade elétrica do coração, permitindo relacioná-la com a informação do ecocardiograma. Neste caso, serão também colocados no peito ou nas costas os elétrodos necessários.

Durante a realização do ecocardiograma transtorácico em repouso, o transdutor é movimentado sobre a parede torácica, podendo ser necessário realizar alguma pressão.

Pode também, ser pedido à pessoa que mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos.

Quando o exame é indicado?

A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada pessoa e das suas queixas ou doença.

Em regra, o ecocardiograma transtorácico em repouso pode ser aconselhado para avaliar a existência de alterações cardíacas morfológicas e/ou funcionais passíveis de estarem relacionadas com queixas das pessoas.

Quanto tempo o exame demora?

A realização de um ecocardiograma transtorácico tem uma duração variável. Pode considerar-se uma duração mínima e máxima de cerca de 15 minutos e de 1 hora, respetivamente.

Existem riscos?

O ecocardiograma transtorácico em repouso não tem efeitos secundários, riscos ou complicações.

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, pode encontrar médicos cardiologistas especialistas no diagnóstico e tratamento das doenças do coração.

O que eu posso fazer por você hoje?

Entre em contato, tire suas dúvidas ou agende uma consulta!

@2021 Desenvolvido por   | Copyright © Todos os direitos reservados.