Quando se trata de saúde não há quem não tenha uma dica para tentar ajudar o próximo, não é mesmo?! Geralmente quando alguém sente mal estar, até aqueles que não são formados em medicina tem aquela “carta na manga” passadas de geração a geração. Nossas avós recomendaram os famosos chazinhos, compressas de água quente e outras receitas que elas juram ser eficazes e isso vira parte de uma herança familiar, e nossa tendência é crescer e recomendar as mesmas receitas para nossos filhos e netos. Mas e quando se trata de uma doença grave, como as do coração? O que fazer para identificar as doenças? Quais são os sintomas? O que pode interferir para agravar o problema?
No blog de hoje vamos falar um pouco sobre HIPERTENSÃO, uma doença muito conhecida mas que precisa de uma atenção maior nossa, não somente quando ela se desenvolve mas muito antes dela surgir e trazer as preocupações.
O QUE É HIPERTENSÃO?
Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão se dá quando artérias mais estreitas aumentam a necessidade do coração de bombear o sangue com mais força, o que pode danificá-las e dilatar o aparelho cardiovascular. Hoje ela é a doença que mais mata no Brasil e no mundo, e em 90% dos casos é herdada geneticamente, e é extremamente importante pessoas que tenham casos na família começarem os cuidados desde muito cedo.
Além da genética existem outros fatores que ajudam a agravar o problema e por isso devemos ficar alertas a eles, listamos aqui alguns para que você entenda melhor, veja:
-Obesidade
-Má alimentação
-Sedentarismo
-Consumo excessivo de sal
-Tabagismo
-Estresse
-Consumo de álcool
Se você é hipertenso, se atente a esses fatores, procure mudar alguns hábitos, e fique de olho também nos sintomas. A maioria dos pacientes se queixam de dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão turva, palpitações, cansaço excessivo e sangramento nasal. Caso você tenha algum desses sintomas frequentemente procure o médico cardiologista para avaliar seu quadro.
Neste post trouxemos algumas dicas para ajudar você a melhorar sua qualidade de vida:
1 Pratique exercícios físicos:
Recomenda-se que uma caminhada de 30 a 40 minutos aproximadamente já é o suficiente para ajudar a melhorar a saúde, mas lembre-se de sempre consultar seu médico para que ele indique o tempo correto de exercícios a serem praticados e quais exercícios devem ser feitos.
2 Evite o sal:
Além de causar complicações diversas como retenção de líquidos e pedra nos rins, o sal se tornou um dos maiores vilões quando falamos de hipertensão.
3 Tenha uma alimentação saudável:
Coma verduras, legumes e prefira pratos sem excesso de gordura. Uma boa alimentação será crucial para o bom funcionamento do seu metabolismo.
4 Mantenha-se hidratado
Beba bastante água. O nosso corpo precisa de líquido para eliminar toxinas como o sódio e garantir o bom funcionamento do nosso organismo.
Espero que essas dicas ajudem você a manter o seu coração saudável, e caso precise de médico cardiovascular estamos à disposição. Temos em nossa clínica as mais variadas técnicas para ajudar você a ter mais qualidade de vida, solicite nosso atendimento, será um prazer recebê-lo!